quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O que é ser homem ou mulher?

 

Até que se desperte para a própria sexualidade, a construção do gênero é aprendida . Aprendemos o q é ser menino(a),homem ou mulher segundo conceitos sociais e culturais e a representação da identidade sexual segundo o órgão sexual. Ao despertar, a ideia da identidade masculino ou feminino pode diferir do aparato biológico. A ideia de homem ou mulher não passa de uma construção cultural significada pela sociedade para regrar comportamentos e disseminar valores.

Existem muitos outros conceitos do que é ser homem ou mulher.Eles vão além da ideia de identidade a partir do órgão sexual. É uma questão de auto-percepção e não de categorização e generalização. Um homem mais delicado não é homem? Uma mulher mais masculinizada não é mulher? Deixa-se de ser homem mulher  e de ser  humano por causa da opção sexual pelos iguais? 

Não! A cultura impõe símbolos, significados e valores que nem sempre são reais. Sempre há outras manifestações do feminino e do masculino e algumas, nem percebemos que mesmo estando dentro dos padrões sociais, ao menos de faixada, na realidade fogem completamente deles e ainda sim, são o que são: Homem e mulher e não, animais, macho ou fêmea distinguidos pelo ao órgão genital.

3 comentários:

  1. Ual, gostei muito desta discussão! Seu blog é muito interessante!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  2. Entendo a maneira que você pensa. Bem, eu costumo pensar que o que define nosso gênero é apenas nossa aparência física externa e até aí tudo bem. Mas sexo é diferente de sexualidade. Meu sexo é feminino e minha orientação sexual não é heterossexual. Penso que sexualidade é diferente de gênero. E claro, somos todas mulheres. Infelizmente nossa sociedade enfeitou demais esses gêneros, mulher usa vestido, eh dona de casa, sexo frágil, homem é machão, varão, sustenta a casa, trabalha e blá blá blá. Mas graças a Deus e a muita luta, nossa sociedade já conseguiu mudar muito esse perfil. Tanto que hoje a família não é mais constituída de homem, mulher e filhos. Hoje, família pode ser homem, mulher e filhos. Pode ser homem+homem+filhos, mulher+mulher+filhos, ou só mulher+mulher, só pai e filho, só mãe e filha. E devagar vamos conseguindo conquistar o nosso espaço, porque sim, fazemos parte disso tudo.
    Adorei o tema.
    Beijos!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  3. Meninas, vc arrasam nos comentários...E vejo a responsabilidade no que escrevo agora em dobro...Não pensei que teria gente seguindo, eu apenas criei o blog p/ desabafar, sabe? E aproveitar para seguir outras pessoas tb..Q bom que a internet amplia nossa capacidade de contato e troca mutua, pois o que ando lendo nos blogs também me faz pensar muito, me ajuda tanto...Aprendo tanto com vcs, sabe? obrigada por tudo!

    ResponderExcluir